MADEIRAS MINERAIS E ROCHAS PRODUTOS

PEDRA SABÃO

O nome "pedra sabão" é uma tradução do nome técnico "Esteatita", que provém do grego: 'steatos' que antigamente significava 'gordura'  e  "sabão" na derivação moderna. É uma referência à característica desta rocha que é lisa e sebenta como um pedaço de sabão.

A pedra sabão é difundida em todos os continentes, mas as principais jazidas encontram-se no Brasil, Canadá, Estados Unidos de América, China, Índia, Austrália, África do Sul, Quênia, Áustria e Itália.  Em alguns países a pedra sabão encontra-se junto a minerais que contém asbestos. Quando ocorre, o asbesto é facilmente detectado pela presenças das fibras finas e alongadas típicas do amianto. As principais jazidas Brasileiras, especialmente as que si situam na região montanhosa de Ouro Preto/MG, apresentam uma pedra sabão compacta, de granulação finíssima, totalmente isenta de  fibras e de elementos químicos comparáveis ao asbesto. Prova disso é que em mais de quatrocentos anos em que se extrai e se trabalha a pedra sabão no Brasil, nunca se registrou um sintoma de doença provocada pelo asbesto. A única atenção necessária no trabalho desta pedra é com a inalação do pó nas vias respiratórias, como deve ser feito com qualquer outra pedra, pois pode ocasionar problemas sérios e irreversíveis de silicose nos pulmões.

A pedra sabão apresenta-se na natureza em duas espécies distintas: uma com dureza 4 na escala Mohs, que tradicionalmente è considerada como a verdadeira pedra sabão e outra com dureza 1 na escala Mohs, denominada mais apropriadamente como pedra talco. Tanto a pedra sabão dura como a pedra talco apresenta-se sempre em forma de rocha compacta, que pode medir até milhares de metros cúbicos.

PEDRA SABÃO DURA OU ESTEATITA:     Informação  -  Galeria de imagens

PEDRA SABÃO MACIA OU PEDRA TALCO:    Informação  -  Galeria de imagens

MADEIRAS MINERAIS E ROCHAS PRODUTOS